[TUTORIAL] Configurar Ambiente Android no Netbeans (UNDROID)
| Autor |
Mensagem |
|
Jaison
Widgets
Data de registro: 30 Dez 2007, 11:08 Mensagens: 304 Localização: Florianópolis - SC
|
 [TUTORIAL] Configurar Ambiente Android no Netbeans (UNDROID)
Olá pessoal, Será demonstrado nesse tutorial, como configurar um ambiente de desenvolvimento (da plataforma Android) no Netbeans. 1º Passo.Primeiramente é necessário baixar o seguinte arquivo:- http://undroid.nolimit.cz/download (39.57kB) 2º Passo.Feito isso e já com o seu netbeans aberto, vá no menu > Ferramentas > PluginsCom a janela plugins aberta vá até a aba Baixados e clique em Adicionar plugins. Na tela que se abrirá, selecione o plugin baixado anteriormente. Veja Figura 1. Figura 1: Ilustração do autor 3º Passo.Depois de selecionar o plugin, clique em OK e depois em Instalar, logo após, clique em seguinte. Figura 2 Figura 2: Ilustração do autor 4º Passo.Aceite os termos no contrato e clique em instalar. Figura 3 Figura 3: Ilustração do autor 5º Passo.Um alerta irá apararece, avisando que a instalação foi bem sucedida. Figura 4 Figura 4: Ilustração do autor Agora vamos instalar outro pacote. Esse permitirá que criamos projetos Android. Baixe o aqui pro seu computador: org-netbeans-modules-android-project.nbm, (319.57kB)Siga os passos anteriores (1º, 2º, 3º, 4º, 5º), porém no 2º passo selecione o arquivo org-netbeans-modules-android-project.nbm e continue seguindo os passos anteriores.Veja Figura 5. Ao término de tudo clique em fechar. Figura 5: Ilustração do autor Configurar SDK Android no Netbeans. Crie um projeto no Netbeans ( arquivo > novo projeto) e selecione Android Application, veja Figura 6. Figura 6: Ilustração do autor Na próxima tela preencha os campos referente a sua aplicação e no campo Android Platfrom clique em Manager PlatfromNa janela de gerenciamento de plataforma clique em Adicionar Plataforma. ver Figura 7. Na tela que se abrirá habilite a opção Google Android Handheld Platform e clique em próximo. Logo, localize a pasta onde ta o seu SDK Android e clique mais uma vez em próximo e por fim em Finalizar. Figura 7: Ilustração do autor Pronto, agora basta seguir os passos da Figura 8 e o seu netbeans já estará pronto pra desenvolver aplicações utilizando a plataforma Android. Veja a Figura 9 Figura 8: Ilustração do autor Figura 9: Ilustração do autor É isso pessoal, até a próxima Jaison.
| 13 Fev 2008, 16:20 |
|
 |
|
rogerio
Android application
Data de registro: 08 Fev 2008, 15:52 Mensagens: 60
|
 Re: [TUTORIAL] Configurar Ambiente Android no Netbeans (UNDROID)
Cara ficou ótimo!!! Parabéns! 
_________________ Think Android!!!
|
| 13 Fev 2008, 16:29 |
|
 |
|
jijo
Android application
Data de registro: 01 Fev 2008, 10:28 Mensagens: 70
|
muito bom cara!
|
| 13 Fev 2008, 18:04 |
|
 |
|
mtomazzi
Hello Android
Data de registro: 02 Fev 2008, 17:20 Mensagens: 47
|
vamos ver se o Android roda tão bem como roda no Eclipse valeu pelo tuto! = 
|
| 13 Fev 2008, 18:08 |
|
 |
|
juliherms
What is Android?
Data de registro: 12 Fev 2008, 13:10 Mensagens: 5
|
segui os passos e instalei o plugin no netbens 6.0.1 na hora de compilar o projeto, estou com o seguinte erro:
"AndroidManifest.xml line 5: Tag <activity> missing required attribute name"
|
| 17 Fev 2008, 09:15 |
|
 |
|
pedro
Android application
Data de registro: 12 Jan 2008, 20:16 Mensagens: 87
|
juliherms escreveu: segui os passos e instalei o plugin no netbens 6.0.1 na hora de compilar o projeto, estou com o seguinte erro:
"AndroidManifest.xml line 5: Tag <activity> missing required attribute name" cola o seu arquivo AndroidManifest.xml
|
| 17 Fev 2008, 10:08 |
|
 |
|
juliherms
What is Android?
|
Manifest - <?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
- <manifest xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
- package="org.me.teste">
- <application>
- <activity class=".MainActivity" android:label="MainActivity">
- <intent-filter>
- <action android:value="android.intent.action.MAIN"/>
- <category android:value="android.intent.category.LAUNCHER"/>
- </intent-filter>
- </activity>
- </application>
- </manifest>
|
| 17 Fev 2008, 10:54 |
|
 |
|
pedro
Android application
|
juliherms escreveu: Manifest - <?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
- <manifest xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
- package="org.me.teste">
- <application>
- <activity class=".MainActivity" android:label="MainActivity">
- <intent-filter>
- <action android:value="android.intent.action.MAIN"/>
- <category android:value="android.intent.category.LAUNCHER"/>
- </intent-filter>
- </activity>
- </application>
- </manifest>
qual a versão do SDK que você está usando? pergunto isso porque na versão m5-rc14, a sintaxe (se é que posso chamar assim) mudou. Confira esse tópicojustamente na linha 5 desse seu código mudou algo. Por exemplo: na versão m3-rc37 você fazeria assim: - <activity class=".MainActivity" android:label="MainActivity">
Já na versão m5-rc14 você teria que substituir essa linha por: - <activity android:name=".MainActivity" android:label="MainActivity">
Notou a diferença? tenta fazer essa alteração e vê se funciona. abraço
|
| 17 Fev 2008, 22:28 |
|
 |
|
juliherms
What is Android?
|
Ok, era isso, obrigado 
|
| 18 Fev 2008, 09:36 |
|
 |
|
hostdesigner
What is AVD?
Data de registro: 04 Mar 2008, 20:49 Mensagens: 14
|
O meu deu o mesmo erro na linha cinco, assim como no do amigo anterior, alterei e agora apresenta o seguinte erro init: deps-jar: AndroidManifest.xml line 7: Tag <action> missing required attribute name. /home/john/NetBeansProjects/AndroidApplication1/nbproject/build-impl.xml:334: exec returned: 1 CONSTRUÇÃO FALHOU (tempo total: 0 segundos) Meu manifest <?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?> <manifest xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android" package="org.me.androidapplication1"> <application> <activity android:name=".MainActivity" android:label="MainActivity"> <intent-filter> <action android:value="android.intent.action.MAIN"/> <category android:value="android.intent.category.LAUNCHER"/> </intent-filter> </activity> </application> </manifest> Como corrigir isso? Falopa!
|
| 04 Mar 2008, 20:51 |
|
 |
|
Jaison
Widgets
Data de registro: 30 Dez 2007, 11:08 Mensagens: 304 Localização: Florianópolis - SC
|
hostdesigner escreveu: O meu deu o mesmo erro na linha cinco, assim como no do amigo anterior, alterei e agora apresenta o seguinte erro init: deps-jar: AndroidManifest.xml line 7: Tag <action> missing required attribute name. /home/john/NetBeansProjects/AndroidApplication1/nbproject/build-impl.xml:334: exec returned: 1 CONSTRUÇÃO FALHOU (tempo total: 0 segundos) Meu manifest <?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?> <manifest xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android" package="org.me.androidapplication1"> <application> <activity android:name=".MainActivity" android:label="MainActivity"> <intent-filter> <action android:value="android.intent.action.MAIN"/> <category android:value="android.intent.category.LAUNCHER"/> </intent-filter> </activity> </application> </manifest> Como corrigir isso? Falopa! Olá hostdesigner, na versão M5 do SDK tem que fazer algumas alterações, da uma lida aqui: http://forum.portalandroid.org/viewtopic.php?f=7&t=69notará que tem que mudar os atributos android:value para android:name . Seu AndroidManifest.xml deverá ficar assim: <?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?> <manifest xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android" package="org.me.androidapplication1"> <application> <activity android:name=".MainActivity" android:label="MainActivity"> <intent-filter> <action android:name="android.intent.action.MAIN"/> <category android:name="android.intent.category.LAUNCHER"/> </intent-filter> </activity> </application> </manifest> tenta aí, se funciou avise abraço
| 04 Mar 2008, 21:45 |
|
 |
|
hostdesigner
What is AVD?
Data de registro: 04 Mar 2008, 20:49 Mensagens: 14
|
Sim, agora rodou normalmente, somente na hora de executar aparece a mensagem Citação: Result: 255 * daemon not running. starting it now * Rodei os exemplos do Android, Paralelepipedo aquele (Palm ou Treo, sei lá o que é) os menus ficaram ótimos, não pensei que chegasse a tanto, e os efeitos então? casca de abacate... agora eu entusiasmei mesmo com o pirulito. Tem algum site de conteúdo relevante pra indicar? (pode ser extrangeiro mesmo), continue publicando seus tutoriais... Falopa!
|
| 04 Mar 2008, 22:23 |
|
 |
|
Jaison
Widgets
|
ola hostdesigner, esse tópico resolverá seu problema: http://forum.portalandroid.org/viewtopic.php?f=7&t=69abraço.
| 14 Abr 2008, 02:21 |
|
 |
|
d.paim
What is Android?
Data de registro: 21 Jun 2008, 11:15 Mensagens: 3
|
Galera, estou com o mesmo problema na linha 5 do AndroidManifest! Quando abro o arquivo ele está criptografado! Alguém pode ajudar?
|
| 21 Jun 2008, 21:10 |
|
 |
|
alex
Android application
Data de registro: 01 Jun 2008, 03:52 Mensagens: 50
|
d.paim escreveu: Galera, estou com o mesmo problema na linha 5 do AndroidManifest! Quando abro o arquivo ele está criptografado! Alguém pode ajudar? criptografado???? explica isso melhor... pq até eu fiquei curioso 
|
| 21 Jun 2008, 21:32 |
|
 |
|
d.paim
What is Android?
|
dá esse erro: init: deps-jar: Created dir: C:\Documents and Settings\ana\AndroidApplication3\build\classes AndroidManifest.xml line 5: Tag <activity> missing required attribute name. C:\Documents and Settings\ana\AndroidApplication3\nbproject\build-impl.xml:334: exec returned: 1 FALHA NA CONSTRUÇÃO (tempo total: 10 segundos)
|
| 21 Jun 2008, 22:05 |
|
 |
|
alex
Android application
Data de registro: 01 Jun 2008, 03:52 Mensagens: 50
|
é só fazer oq mandaram fazer nos posts anteriores 
|
| 21 Jun 2008, 22:08 |
|
 |
|
d.paim
What is Android?
|
alex só q quando abro o arquivo ele está em binário e não dá para editar nele
Você não tem permissões suficientes para ver os arquivos anexados nesta mensagem.
|
| 21 Jun 2008, 22:30 |
|
 |
|
Wenceslau
What is Android?
Data de registro: 04 Jul 2008, 10:47 Mensagens: 3
|
Realizei as dicas postadas acima, mais ao rodar surgiu um novo erro!
init: deps-jar: Compiling 1 source file to D:\DOCUMENTOS JAIR W\NetBeansProjects\OlaMundo\build\classes compile: 'java' nÆo ‚ reconhecido como um comando interno ou externo, um programa oper vel ou um arquivo em lotes. D:\DOCUMENTOS JAIR W\NetBeansProjects\OlaMundo\nbproject\build-impl.xml:391: exec returned: 1 CONSTRUÇÃO FALHOU (tempo total: 0 segundos)
COMO FAÇO PARA RESOLVER ESSE ERRO ?
|
| 04 Jul 2008, 11:28 |
|
 |
|
pedro
Android application
|
Wenceslau escreveu: Realizei as dicas postadas acima, mais ao rodar surgiu um novo erro!
init: deps-jar: Compiling 1 source file to D:\DOCUMENTOS JAIR W\NetBeansProjects\OlaMundo\build\classes compile: 'java' nÆo ‚ reconhecido como um comando interno ou externo, um programa oper vel ou um arquivo em lotes. D:\DOCUMENTOS JAIR W\NetBeansProjects\OlaMundo\nbproject\build-impl.xml:391: exec returned: 1 CONSTRUÇÃO FALHOU (tempo total: 0 segundos)
COMO FAÇO PARA RESOLVER ESSE ERRO ? começa colando seu AndroidManifest.xml aqui
|
| 04 Jul 2008, 12:59 |
|
 |
|
Wenceslau
What is Android?
|
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?> <manifest xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android" package="org.me.ola_mundo"> <application> <activity class=".MainActivity" android:label="MainActivity"> <intent-filter> <action android:value="android.intent.action.MAIN"/> <category android:value="android.intent.category.LAUNCHER"/> </intent-filter> </activity> </application> </manifest>
no momento eu estou usando a versão android_sdk_windows_m3-rc37a.zip mais o erro persiste
|
| 04 Jul 2008, 13:19 |
|
 |
|
pedro
Android application
|
a vc está usando o SDK antigo, instale o novo e seus problemas acabam.... esse SDK tá cheio de bugs... e além do mais eu acho q o Undroid só roda no SDK m5 pra cima (não tenho certeza) instale o SDK novo 
|
| 04 Jul 2008, 13:31 |
|
 |
|
Wenceslau
What is Android?
|
Ola Pedro conforme informado acima eu instalei a versão android-sdk_m5-rc14_windows.zip mais o erro ainda continua segue abaixo o erro e o código
init: deps-jar: Compiling 2 source files to D:\DOCUMENTOS JAIR W\NetBeansProjects\AndroidApplication_Teste\build\classes compile: Created dir: D:\DOCUMENTOS JAIR W\NetBeansProjects\AndroidApplication_Teste\dist 'java' nÆo ‚ reconhecido como um comando interno ou externo, um programa oper vel ou um arquivo em lotes. D:\DOCUMENTOS JAIR W\NetBeansProjects\AndroidApplication_Teste\nbproject\build-impl.xml:391: exec returned: 1 CONSTRUÇÃO FALHOU (tempo total: 0 segundos)
agora o codigo
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?> <manifest xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android" package="org.me.androidapplication_teste"> <application> <activity android:name=".MainActivity" android:label="MainActivity"> <intent-filter> <action android:name="android.intent.action.MAIN"/> <category android:name="android.intent.category.LAUNCHER"/> </intent-filter> </activity> </application> </manifest>
|
| 04 Jul 2008, 14:28 |
|
 |
|
kassin
What is Android?
Data de registro: 17 Ago 2010, 20:09 Mensagens: 2
|
Ae galera o Link ja esta OFF 1º Passo. Primeiramente é necessário baixar o seguinte arquivo: - http://undroid.nolimit.cz/download (39.57kB) Se alguem puder Upar ae pra galera que usa Netbeans sera uma ajuda e tanto. Vlw
|
| 17 Ago 2010, 21:49 |
|
 |
|